Entenda o que é um NPC

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    [adm] nimb
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    Entenda o que é um NPC

    Mensagem  [adm] nimb em Dom Dez 27, 2009 2:57 pm

    NPCs


    RPG é um jogo de interpretar personagens.Cadajogadorfaz
    o papel de um herói aventureiro, o protagonista de uma
    grandeaventura.Bem,acontecequegrandesaventurasnão
    são feitas apenas de heróis; elas também envolvem aliados,
    ajudantes, vítimas indefesas, inimigos... e vilões, é claro!
    Semestespersonagenssecundáriosnuncateríamosuma
    boa história e o RPG é, acima de tudo, um jogo de contar
    histórias.
    Mas, se os jogadores interpretam os heróis, então quem faz o
    papel dos personagens secundários? É o Mestre. Ele não tem
    seu próprio herói aventureiro, mas controla TODOS os outros
    personagens do mundo da aventura.
    Emalgunsjogosestespersonagenssãoapropriadamente
    chamados de PdMs (Personagens do Mestre). Mas em quase
    todos os outros jogos eles recebem o nome de NPCs que
    vemdeNonPlayerCharacters,PersonagensNão-Jogadores.

    Personagens do Mestre

    E quem são esses tais NPCs? São todos os OUTROS caras
    que os heróis encontram pelo caminho, sejam bons ou maus.
    Desde o inofensivo velho louco da taverna, que aparece con-
    tando histórias sobre tesouros e monstros, até o poderoso
    lorde feiticeiro que cavalga um dragão negro e comanda hordas
    de mortos-vivos todos são NPCs. O taverneiro que tenta
    evitar brigas em seu estabelecimento, o clérigo que cuida do
    templo local, o grupo de assaltantes goblins, o mago misterio-
    so que resolve acompanhar o grupo... NPCs, cada um deles.
    Você consegue pensar em uma boa aventura sem a participa-
    çãodeles?
    Jogar com NPCs é uma das coisas divertidas em ser Mestre
    você não tem apenas um personagem, mas vários! Contro-
    la suas ações, imagina o que eles fariam e como agiriam
    diante dos heróis.
    O Mestre também vai conversar com os jogadores como se
    fosse ele mesmo um personagem. Para ficar mais real, ele
    pode mudar a voz quando fala pelo NPC.

    Como são Feitos?

    Quais as diferenças entre um personagem jogador (também
    conhecidocomoPC,PlayerCharacter)
    e um NPC? Não muitas,
    na verdade.
    NPCs são feitos com as mesmas regras básicas que os PCs.
    Eles têm as mesmas cinco Características básicas, por exem-
    plo. Também podem ter as mesmas Vantagens, Desvanta-
    gens, Perícias e magias.
    Então, para fazer um NPC, em geral o Mestre deve preencher
    para ele uma Ficha de Personagem, da mesma forma que um
    jogador faria. Mas nem sempre é assim. NPCs de menor
    importância não precisam ser descritos em detalhes o
    Mestre não precisa definir as habilidades de combate da doce
    mocinha que vem pedir socorro aos heróis! Na verdade, um
    bom Mestre pode lidar com montes de NPCs interessantes
    sem precisar calcular números para nenhum deles!
    NPCs são construídos com as mesmas regras usadas para
    os personagens jogadores, sim mas o Mestre NÃO preci-
    sa seguir todas elas. Um NPC não precisa pagar pontos, por
    exemplo: o Mestre simplesmente lhe dá as Características,
    Vantagens e Desvantagens que desejar. Claro que isso per-
    mite ao Mestre criar personagens extremamente poderosos
    mas, como já foi dito, um Mestre não joga para ganhar.
    Se ele constrói um NPC poderoso, deve ser porque a aventu-
    ra assim exige.
    Um NPC também pode ter habilidades, poderes ou fraquezas
    únicas, que não existem para personagens jogadores. O Mes-
    tre poderia, digamos, inventar um vilão totalmente imune a
    qualquer ataque, EXCETO um Ataque Especial. Nenhuma Van-
    tagem permite que personagens jogadores tenham um poder
    assim, mas isso não impede o Mestre de fazê-lo. Isso também
    acontece com os monstros, pois eles costumam ter poderes
    estranhos que um aventureiro raramente terá (o hálito de fogo
    do dragão, o olhar petrificante da medusa, o toque gélido de
    um morto-vivo...). Os jogadores geralmente não sabem ou
    não precisam saber tudo sobre os monstros, mas os Mes-
    tres devem.
    À primeira vista isso pode até parecer meio injusto para os
    jogadores, mas não é: lembre-se, o Mestre NÃO joga contra os
    outros. Ele tem o papel de tornar a aventura interessante e
    usar personagens únicos e exóticos faz parte disso. Qualquer
    Mestre pode ignorar todas as regras e criar um mago-guerreiro
    vampiro ninja indestrutível, capaz de transformar os heróis em
    mingau... mas que graça isso teria? Para ser mesmo interes-
    sante, esse vilão deveria ter um ponto fraco que os heróis
    precisariam descobrir antes de lutar com ele.

    Secundários,mas Importantes!

    Quando o Mestre usa uma aventura pronta (como aquelas que
    são publicadas na DRAGÃO BRASIL), vai encontrar ali todos os
    NPCs importantes uma aventura nunca é completa sem
    eles. E quando inventa sua própria aventura, ele mesmo deve
    criar esses NPCs.
    Mexer com NPCs é uma das coisas mais interessantes em ser
    Mestre. Enquanto cada jogador tem um único herói, o Mestre
    tem à disposição montes de personagens diferentes. Mesmo
    que eles nunca sejam tão importantes quanto os próprios heróis,
    mesmoquesejamsimplespersonagenssecundáriosecoadju-
    vantes... sempre será muito, muito divertido lidar com NPCs!

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